Características dos esquilos
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Os esquilos
   Características dos esquilos
   Domesticação de esquilos
   Esquilos Coreanos
   Esquilos voadores
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Características dos esquilos
76

Características dos esquilosOs esquilos pertencem ao grupo dos roedores, o mais vasto dentro do grupo dos mamíferos e conta com mais de 500 espécies. Os esquilos são animais principalmente de costumes diurnas, excepto o esquilo voador que é nocturno, com muito bom ouvido, vista e olfacto. Pensa-se que distingue bastante bem as diferentes cores. Ao serem animais muito ágeis e activos necessitam de gaiolas grandes, com diferentes ramos e esconderijos para se poderem cobrir.

Em liberdade, vivem em tocas que escavam no chão. Nelas armazenam alimentos para o Inverno. Fazem dois ninhos, um leve no Verão e outro impermeável no Inverno. Alcançam a maturidade sexual antes de cumprir um ano e o seu período de reprodução se geralmente dá na Primavera. A sua esperança média de vida está entre os 8 e os 12 anos. O período de gestação dura um mês é tem por norma entre 3 a 5 crias.

Os esquilos estão mais propícios a serem domesticados se não tiverem outras acompanhantes na sua gaiola. Na altura de tentar ver algum tipo de problema, é um pouco difícil devido ao seu carácter inquieto. Quando mais conhecemos o nosso esquilo, mais facilmente saberemos se passa-se algo. Se o anima tem confiança em nós, será mais fácil que deixe verificar.

Os esquilos têm uma cauda peluda que utilizam para comunicar. A utilizam como sinal que adverte da presença de predadores assim como para assustar potenciais adversários. Também lhes serve para manter o equilíbrio quando salta de um galho para outro e nos voadores lhes serve também para amortecer qualquer queda como se de um pára-quedas se tratasse. Como todos os roedores, têm dois grandes dentes da frente. A suas patas dispõem de quatro dedos nos membros da frente e cinco nos de trás.

A alimentação dos esquilos se baseia em fruta, flores, bolotas, nozes e vários tipos de sementes que armazenam nas suas tocas para quando chegar o Inverno. Completam a sua dieta com insectos e aranhas. Para transportar esses alimentos de um lugar para o outro, eles o fazem usando as grandes bolsas que têm no focinho.

Apesar de parecerem animais simpáticos e graciosos, os esquilos não são especialmente recomendados como animais de estimação. Isto é devido aos seus dentes que podem crescer demasiado quando vivem em cativeiro, o que lhes pode causar a morte. Se eles se sentirem ameaçados, são capazes de morder e dessa forma podem transmitir doenças.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   esquilos, mamíferos, roedores
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso