Coelho anão
    Animais     Mamíferos     Coelhos     Coelho anão
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Os coelhos
   Cuidados dos coelhos
   Diferenciação entre as raças
   Domesticação de coelhos
   Raças de coelhos
   Coelho anão
   Características dos coelhos anões
   Imagens de coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Coelho anão
122

Coelho anãoOs coelhos anões têm a sua origem na Austrália, a partir de onde se foram expandindo para o resto do mundo. Tratam-se de animais pouco independentes como os gatos, mas um pouco mais sociáveis e carinhosos. Não devemos esquecer a sua natureza de animal selvagem, pelo que será um pouco difícil de ensinar como animal de estimação. Ainda assim, com paciência podemos conseguir com que respondam pelo nome.

Um factor a ter em conta é a sua anatomia. Não gostam que o agarrem e podem inclusive arranhar ou dar patadas para mostrar o seu descontentamento. Isto é devido ao facto da sua coluna ser muito frágil e se sentem incómodos quando são manuseados.

Os coelhos são animais inteligentes e podemos habituá-los a certos costumes, como habituá-lo a comer à mesma hora todos os dias ou o lugar onde fazer as suas necessidades. Se usarmos recompensas e / ou guloseimas para recompensar as suas boas acções, aprenderão ainda mais rapidamente.

Se tem o costume de urinar pela casa, podes evitá-lo borrifando um pouco de vinagre branco pela zona em questão. O castigo físico não resulta, apenas conseguirás torná-lo mais desconfiado e agressivo. Os coelhos anões são uma raça resistente e, como dissemos anteriormente, algo independentes. Podem aguentar bem a solidão por uns dias se vamos de viagem, por exemplo, já que ele armazenará a comida. A sua média de vida se situa nos oito anos.

Ao soltá-lo pela casa, devemos prestar especial atenção aos cabos eléctricos. Também teremos atenção aos móveis e inclusive à roupa já que pode mordê-los. Para manter os seus dentes afiados e acalmar as suas ânsias de roer, podemos dar-lhe um pedaço de madeira para que morda sem problema.

A sua alimentação é baseada em vegetais e feno, devendo ter cuidado com os excessos de gordura. Podemos dar-lhe uma recompensa de vez em quando, mas tendo em conta que cão animais algo glutões e não demasiado activos. Para a sua higiene, chega manter a sua gaiola limpa e em boas condições. O resto, o fazem eles mesmos lambendo-se.

Têm dois períodos de queda de pêlo, um na Primavera e outro no Outono. Não devemos cortar o pêlo pois protege-o de agressões externas. Os seus bigodes servem para se orientarem e o seu ouvido está muito desenvolvido.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   Coelho anão, coelhos, mamíferos
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso