Domesticação de coelhos
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Os coelhos
   Cuidados dos coelhos
   Diferenciação entre as raças
   Domesticação de coelhos
   Raças de coelhos
   Coelho anão
   Características dos coelhos anões
   Imagens de coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Domesticação de coelhos
134

Domesticação de coelhosO período de adaptação do coelho é importante. Por esse motivo, uma vez colocado na sua gaiola, devemos deixá-lo à vontade, sem tocá-lo durante algumas horas. No inicio pode parecer um pouco tímido e encolhido, mas a pouco e pouco irá se aproximar mais e conhecendo a sua nova casa. Durante as primeiras semanas, daremos liberdade ao coelho para que se possa sentir cada vez mais cómodo na sua gaiola.

Devemos evitar os ruídos fortes que possam assustá-lo e fazer com que se esconda. Para que o animal não se assuste, nos vamos aproximar do seu espaço com uma voz suave e pausada. Desta forma, irá reconhecendo os integrantes da família e se mostrará mais confiante. Após algum tempo, será o próprio animal que se aproxima de nós e nos pede carícias. Os recipientes da comida devem estar limpos. Existem de dois tipos: de plástico e de metal.

Os primeiros geralmente são menos práticos pois os coelhos conseguem derrubá-los com facilidade, espalhando a comida. Pelo contrário, os de metal geralmente têm peças para os prender à gaiola, tornando-os mais higiénicos. Com a água é a mesma coisa. É um elemento essencial para o coelho. Se observarmos que o nosso coelho não bebe água, pode ser algum sintoma de alguma doença.

O recipiente deve sempre estar limpo e ter água fresca e limpa. Para isso utilizaremos água quente para lavá-los e se for possível, deixaremos secar ao sol. Devem ter capacidade para meio litro no mínimo e um litro no máximo. Isto evitará que ter de encher mais do que uma vez por dia. Os recipientes podem ser de vários tipos, normais, semiautomáticos ou automáticos. Se forem normais, deverão ser um pouco pesados para evitar que aconteça o mesmo com o recipiente da comida, pode ser derrubado.

Os mais recomendados são os bebedouros semiautomáticos pois estão fora da gaiola e têm a capacidade adequada para o nosso animal. Como comentámos no inicio, os primeiros dias são para que o coelho se habitue à sua gaiola. Será ali onde defecará e urinará. Mais tarde, quando deixemos o coelho livre pela casa, o animal voltará à sua gaiola para fazer as suas necessidades.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   coelhos, gaiolas, mamíferos
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso