Espécies de ursos
    Animais     Mamíferos     Ursos     Espécies de ursos
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos
   Os ursos
   Espécies de ursos
   Panda vermelho
   Pandas
   Urso-beiçudo
   Urso-de-óculos
   Urso-malaio
   Urso-nandi
   Urso-negro
   Urso-negro-asiático
   Urso-polar
   Ursos-pardos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Espécies de ursos
40

A primeira vez que apareceu um urso, o seu tamanho era semelhante a de uma raposa. A pouco e pouco a evolução foi tornando esta espécie mais corpulenta, aumentando o seu peso gradualmente.

Os ursos são mamíferos que pertencem à ordem dos carnívoros, dentro da família ursidae. As espécies que sobrevivem actualmente estão divididas em três grupos: a subfamília ursinae que inclui o urso-polar (Ursus maritimus), urso-pardo (Ursus arctos), urso-negro (Ursus americanus), urso-beiçudo (Melursus ursinus), urso-negro-Asiático (Ursus thibetanus) e o urso-malaio (Helarctos malayanus), a subfamília Tremarctinae, cujo único representante é o urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) e a subfamília Ailuropodinae cujo único representante é o panda (Ailuropoda melanoleuca).

Destas oito espécies, cinco são omnívoras (urso-negro, urso-pardo, urso-malaio, urso-negro-Asiático e urso-de-óculos).

As outras três se diferenciam no facto de urso-polar ser basicamente carnívoro, o panda herbívoro e o urso-beiçudo insectívoro.

Apesar destas características gerais, esta espécie pode consumir outros alimentos em função da disponibilidade em cada momento.

Em todas as espécies existe o dimorfismo sexual, ou seja, o macho é sempre maior do que a fêmea.

O urso-malaio é o de menor tamanho, juntamente com o urso-negro-Asiático. As espécies de ursos vão aumentando de tamanho a partir do urso-negro, passando pelo pardo, até ao urso-polar, cujos machos podem chegar a pesar mais de 800kg. As espécies de maior tamanho são o urso-polar e o urso-pardo.

Actualmente, encontramos ursos na América, Europa e Ásia. Os ursos-de-óculos são a espécie com presença mais significativa no hemisfério sul.

Os ursos são como muitos outros animais, espécies em perigo de extinção. Hoje em dia cinco espécies de ursos se encontram muito ameaçadas devido principalmente a acções associadas com os humanos.

O urso-negro-asiático: é vítima do tráfico internacional de partes de ursos no mercado ilegal da medicina tradicional Chinesa. Hoje em dia, a sua população está quase extinta no Japão e no sudeste da Rússia.

O urso-de-óculos: hoje em dia é perseguido por falsas crenças e é um dos ursos mais ameaçados do mundo.

O panda: actualmente restam menos de 1000 exemplares em estado selvagem.

O urso-polar: não está ameaçado mas a sua conservação depende de uma vigilância extrema e do cumprimento de acordos internacionais.

Espécies de ursos

O urso-pardo: em algumas regiões está perto da extinção, como é o caso da Europa Ocidental e o sul da Ásia. No México desapareceram a meados do século XX. A nível mundial está fora de perigo.

O urso-beiçudo: a medicina tradicional Chinesa indica que eles têm poderes curativos em certas partes do seu corpo, pelo que fez com que diminuíssem drasticamente a sua população.

O urso-malaio: o seu estado actual é desconhecido, mas devido à destruição do seu habitat, ao tráfico de ursos e aos caçadores furtivos pressupõe-se que se trata de outra espécie ameaçada.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   mamíferos, ursos
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso